Candidatos devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que termina no dia 7 de junho
Já pensou em ensinar ciência para crianças em um trailer? E se esse trailer fosse uma espécie de laboratório sobre rodas? Isso tudo pode até parecer um sonho para muita gente, mas não para dois professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) que resolveram ‘sair da caixinha’, como se diz por aí, e criaram o projeto Science Truck.
A ideia é proporcionar experiências científicas a alunos de escolas distantes da área urbana, com atividades laboratoriais idênticas às realizadas dentro do instituto. Tudo com o apoio de bolsistas dos três cursos de graduação, que já estão sendo selecionados.
“Muitas vezes, as escolas não têm estrutura física e nem recursos financeiros para montar um laboratório de ciências. Por isso, imaginamos que poderíamos levar o conhecimento até eles, fazendo experimentos de verdade, como fazemos nos nossos laboratórios”, explica o professor Vinícius Pascoal, um dos idealizadores do projeto.
Além do Science Truck, Vinicius e a professora Fernanda Calazans vão estruturar dois laboratórios em duas escolas municipais, uma no bairro Olaria e a outra no bairro Ponte da Saudade. Ao todo, é previsto um investimento de cerca de R$ 160 mil, aplicados na compra de equipamentos e reagentes que serão usados em todos os laboratórios.
“As práticas laboratoriais vão envolver experimentos reais de Física, Química e Biologia, porque também temos a intenção de ajudar a melhorar o ensino nas escolas do município e estimular o interesse desses jovens pela ciência”, revela a professora Fernanda, esclarecendo que a iniciativa é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Seleção de bolsistas
O projeto já está selecionando bolsistas. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de junho, pelo e-mail laboratoriosobrerodas@gmail.com. Os interessados devem enviar histórico escolar e grade de aulas do semestre atual. Além disso, precisam informar turma e curso.
De acordo com os responsáveis, os candidatos podem estar cursando qualquer período dos três cursos de graduação do ISNF. Vale ressaltar que os selecionados vão participar do projeto desde a montagem da estrutura até a etapa de funcionamento dos laboratórios.
Dentre os bolsistas, haverá a seleção de quatro professores e quatro alunos de cada escola que vai receber o projeto.
Atribuições dos bolsistas
O projeto é dividido em etapas. Em cada fase, os bolsistas participantes terão papel fundamental no processo de realização e conclusão das atividades.
Montagem do Science Truck
Os primeiros quatro meses do projeto serão usados no planejamento e na compra do material. Durante esse período, serão feitas adaptações necessárias para que o food truck comercial se transforme no Science Truck. Além disso, serão comprados reagentes e equipamentos a serem instalados nos dois colégios
Criação e adaptação dos protocolos
Nessa fase de planejamento, os bolsistas do projeto (professores da rede, professores da UFF e bolsistas de IC) irão desenvolver os protocolos dos experimentos adaptados à realidade local, padronizar os experimentos e discutir quais os melhores momentos e séries para desenvolvimento de cada protocolo, de acordo com o planejamento pedagógico dos professores
Após os quatro primeiros meses de montagem, planejamento e validação, inicia-se um período de seis meses, com os primeiros 18 protocolos, sendo dois por série do ensino fundamental.
A intenção, nesta fase, é verificar se a metodologia usada nos protocolos é aceita pelos alunos, e como os protocolos podem ser melhorados, além de avaliação da estrutura de apoio para instalação dos alunos durante as aulas, do sistema de filmagem e de projeção de imagens.