O projeto de Extensão intitulado “Fortalecendo a educação em saúde através da prática dialogada com ACS: construção de identidade profissional”, da bolsista Natália de Freitas Gens e coordenado pela Professora Renata Ferraiolo Gueiros foi premiado com o 3º lugar na área temática Saúde no XIV Prêmio Josué de Castro de Extensão na 21ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense. A premiação aconteceu no auditório do bloco O, campus Gragoatá – Niterói, no dia 21/10/2016. Esta premiação fortalece o nome do nosso Instituto de Saúde no conjunto dos campus da UFF e divulga o trabalho realizado pelo nosso Pólo junto `a comunidade e ao Sistema de Atenção a Saúde de Nova Friburgo.
Os demais professores participantes do projeto são: Maria Isabel Valente, Andrea Assaf, Flavia Maia, Marcos Alex, Rogerio Fulgencio, Renato Fraga, e Cinthya Gomes. O projeto contou também com a cooperação da monitora Talini Rodrigues.
Resumo do projeto | |
No Brasil, adotou-se a Atenção Primária à Saúde (APS) como principal dinâmica de reorientação do modelo de atenção, operacionalizado através da Estratégia Saúde da Família (ESF) que introduz uma nova abordagem nos serviços, visando a atenção integral à saúde, influenciada diretamente pelos aspectos sociais, culturais e econômicos da população adscrita. O agente comunitário de saúde (ACS), foco deste projeto, atua como o principal elo de ligação entre a Unidade de Saúde da Família (USF) e a comunidade, onde suas funções transcendem o campo da saúde na medida em que requerem atenção a múltiplos aspectos das condições de vida da população e do território. Este projeto terá como finalidade desenvolver práticas integradoras e de educação permanente, objetivando a aproximação entre a Universidade e serviços de saúde no município de Nova Friburgo-RJ, no qual compreenderá avaliação da atenção e do cuidado, com ênfase no trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). O processo ocorrerá por meio de metodologias ativas na construção do processo ensino-aprendizagem que proporcionarão o desenvolvimento crítico-reflexivo dos participantes, permitindo uma construção do saber com foco no trabalho vivo e da prática de forma compartilhada entre discentes, docentes e os ACS. Para fortalecer e aumentar a qualidade da atenção à saúde às demandas da população são necessárias mudanças significativas no relacionamento entre os trabalhadores de saúde e a população usuária, trazendo reflexos na organização dos serviços e no perfil de assistência à saúde. Sendo assim, a capacitação dos ACS, é questão essencial para a efetivação dessa política de saúde. |