O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) inaugura este ano o Laboratório Multiusuário de Microdissecção a Laser (LMML), voltado especificamente para pesquisas que demandam altíssima precisão em coleta de materiais nas áreas de Biomedicina e Odontologia. O novo espaço começa a funcionar dentro do Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica (LMPB).
A criação do LMML é uma demanda antiga da instituição e só foi possível após a chegada de um moderno equipamento – o Microscópio de Microdissecção a Laser com Fluorescência (foto acima) – adquirido pelo ISNF, com verba de R$ 838.142,00 liberada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Finep é uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
No mesmo projeto, foi adquirido um Criostato (foto abaixo), equipamento que permite o corte de tecidos congelados, mantendo as características do tecido – sem a necessidade de fixação – e preservando tanto o DNA quanto o RNA.
O Laboratório
“A partir de agora, podemos otimizar nossas pesquisas, porque com esse microscópio podemos fazer análises antes inviáveis coletando regiões específicas ou células de interesse, tanto de amostras de pacientes quanto de animais, com altíssima precisão, o que deve refletir positivamente na qualidade das pesquisas realizadas no ISNF e consequentemente nas publicações geradas”, explica Vinícius Pascoal, vice-diretor do instituto, destacando ainda que os professores já estão sendo treinados para utilizar o equipamento.
Inaugurado em 2013, o LMPB ocupa, atualmente, uma área de 100 m2 e disponibiliza uma grande variedade de equipamentos, adquiridos em projetos individuais ou em grupos de professores que os utilizam.