
Meus amigos e minhas amigas,
Sim, incrivelmente já é Natal. Chegou o Natal de 2020. Chegou o Natal de um ano que, para muitas pessoas, parecia não chegar ao fim, de um ano em que todas as pessoas (sem exceções) precisaram se reinventar de alguma forma, de um ano em que o medo esteve presente na mente de todos nós.
Infelizmente, este será um Natal em que muitas comemorações serão canceladas, distâncias aumentadas e o carinho físico entre as pessoas será mais controlado. Apesar de tudo isso, o Natal chegou. E chegou com excelentes notícias de vitórias da ciência mundo afora. Vitórias que nos enchem de esperanças. E é com esse espírito de esperança que me dirijo a todos vocês.
Todos nós do Instituto de Saúde de Nova Friburgo passamos por muitas coisas neste ano de 2020. E, embora a distância física tenha sido uma necessidade, termino o ano de 2020 com a sensação de que a adversidade nos uniu. Em todas as conversas, reuniões, encontros virtuais (e em alguns presenciais que foram indispensáveis), foi muito bom ver todos os servidores (administrativos e docentes), alunos e colaboradores terceirizados lutando por nosso instituto. Todos, sem exceção, fizeram o melhor que puderam para que as coisas dessem certo. E deram: tivemos um ano de muitas vitórias, muitas realizações e a sensação de dever cumprido pode e deve estar presente na cabeça e no coração de todos nós.
Como atual diretor do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, preciso agradecer muito a cada um de vocês, pela paciência, pela ajuda, pela luta. Preciso agradecer a todos vocês por terem acreditado que seria possível realizar tudo o que realizamos. E tenho a certeza de que em 2021 realizaremos muito mais. Tenho a certeza de que o ano que está chegando não trará apenas a vacina para esta terrível doença, mas também a maravilhosa sensação de poder olhar pra trás, e depois de tudo, poder dizer: “Eu venci, ou melhor, nós vencemos”.
Fiquem todos com Deus!
Boa Festas e um excelente ano de 2021!
Marcos Barceleiro
Diretor do ISNF