Destinação de verba, no entanto, depende de votação em audiência pública
No próximo dia 1º de outubro, às 18h, será realizada uma audiência pública on-line com integrantes do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), para que a própria comunidade acadêmica decida onde devem ser aplicados recursos financeiros de emenda parlamentar. Durante o encontro, todos os participantes discutem e votam nos projetos apresentados. O link de participação ainda será divulgado.
O projeto vencedor receberá uma verba de R$ 1 milhão. De acordo com as Coordenações de Curso, a previsão é de que o montante disponibilizado seja aplicado em quatro frentes principais: aquisição de leitora e lavadora de Placas de Elisa para o curso de Biomedicina; aparelhos de audiologia para Fonoaudiologia; aparelhos de raios-x, autoclave e compressor para Odontologia, e reparos emergenciais no Palacete do II Barão de Duas Barras.
Mais atendimentos
A aquisição dos equipamentos deve aumentar a capacidade de atendimento à população. Antes da pandemia de COVID-19, o ISNF realizava – gratuitamente – cerca de 1500 atendimentos por mês nas quatro clínicas de Odontologia, que variam de simples restaurações a diagnóstico de câncer de boca. Além disso, na clínica de Fonoaudiologia, eram tratados cerca de 150 pacientes por semana, com realização de consultas e exames, mas em torno de 700 pessoas eram atendidas na unidade por mês.
Já o curso de Biomedicina possui um laboratório de análises clínicas em processo de estruturação. Há previsão de oferta de exames comuns, como glicose e colesterol, em pacientes que já são atendidos pelas clínicas de Odontologia.