Três professoras do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) desenvolveram um processo educacional para auxiliar educadores da área de saúde. Francelise Roque, Priscila Starosky e Thereza Bargut criaram uma espécie de ‘ferramenta’, do tipo Tecnologia Social, que tem o objetivo de estabelecer etapas para o desenvolvimento de atividades práticas em cursos de graduação, por meio de Educação Interprofissional baseada na comunidade.

O projeto, que utiliza um relato de experiência para ilustrar o processo apresentado, tem participação de profissionais de saúde do Município de Nova Friburgo e de professores de outras instituições de ensino. De acordo com Thereza Bargut, a intenção é integrar os processos educacionais aos serviços de saúde e às demandas da comunidade local.

“A aprendizagem passa a ser mais significativa e há um impacto social, sem deixar de lado as diretrizes de formação e de atuação dos profissionais de saúde”, esclarece Thereza.

O processo educacional, desenvolvido a partir da vivência do PET-Saúde
Interprofissionalidade em Nova Friburgo, está cadastrado na plataforma EduCapes e
pode ser acessado pelo link https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642492.

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