Material traz orientações para quem busca auxílio em diversas questões pedagógicas
Alunos do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) criaram uma cartilha sobre o Setor de Apoio Educacional (SAE). O material foi elaborado com o objetivo de auxiliar outros estudantes, Coordenações de curso, Diretórios Acadêmicos e professores na busca por informações úteis relacionadas a bolsas e ações afirmativas da unidade.
A ideia de oferecer à comunidade acadêmica a ‘Cartilha Informativa – UFF, Setor de Apoio Educacional (SAE)’ surgiu no primeiro semestre de 2021, quando os alunos cursavam a disciplina Trabalho de Campo Supervisionado em Fonoaudiologia IV sobre Fonoaudiologia Educacional. O projeto teve a orientação de Aline Chermont e Jacqueline Monteiro, técnicas em assuntos educacionais (TAEs) responsáveis pelo SAE.
“É uma excelente ferramenta para quem entrou agora na faculdade e está passando por alguma dificuldade”, ressalta Jacqueline Monteiro, lembrando que o SAE atende alunos de todos os períodos dos três cursos do ISNF, que é a unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.
O setor foi criado para dar suporte pedagógico às Coordenações de curso do instituto (Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia). As TAEs oferecem apoio a todos os estudantes, em especial àqueles com deficiência ou necessidades educacionais específicas ou qualquer outro tipo de dificuldade.
De acordo com Aline Chermont, a cartilha deixa claro que é muito simples obter apoio do SAE. “Quem estiver procurando ajuda precisa apenas seguir o procedimento indicado na cartilha. Estamos à disposição para ajudar”, garante.
É UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA
QUEM ENTROU AGORA NA FACULDADE
Jacqueline Monteiro, técnica em assuntos educacionais
As profissionais mantêm contato com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e gerenciam diversas atividades com os alunos ingressantes dos três cursos de graduação, como visitas guiadas pelo campus e palestras, dentre outras ações.
O atendimento normal sempre foi realizado pessoalmente ou por e-mail, no entanto, durante o período de pandemia de COVID-19, diversos estudantes que passavam por dificuldades acadêmicas ou pessoais foram atendidos emergencialmente de maneira remota.
Estamos à disposição para ajudar!
Aline chermont, técnica em assuntos educacionais
Confira abaixo a cartilha, que também ficará disponível aqui no site, em uma página que será criada em breve, com informações sobre as atividades do SAE. Para fazer contato com as técnicas em assuntos educacionais, basta enviar e-mail para saeisnf@gmail.com.