Programa destina R$ 9,9 milhões a 130 projetos de melhorias em escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro
A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi contemplada com dezesseis projetos no Edital Nº 45/2021 – Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O programa tem o objetivo de apoiar projetos que abordem temas educacionais relevantes e que permitam o aprimoramento da qualidade das escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) do Estado do Rio de Janeiro, dos ensinos fundamental e médio.
De acordo com a Faperj, foram escolhidos 130 projetos que darão suporte a 130 escolas localizadas em diversas regiões do Estado. O edital tem um orçamento de R$ 9,9 milhões, sendo 30% destinados a projetos que envolvam escolas sediadas fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dos 16 projetos da UFF selecionados, três são do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), o que vai favorecer o ensino municipal.
Ainda segundo a instituição, que é uma Agência de Fomento à Ciência, à Tecnologia e à Inovação do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das principais finalidades desse edital é superar e mitigar os impactos da Pandemia de Covid-19 na educação, para diminuir as disparidades educacionais geradas pelo fechamento das escolas. O edital favorece iniciativas de formação continuada de professores, de elaboração de propostas curriculares inovadoras e de contribuição para a melhoria da infraestrutura necessária à educação da rede pública do Estado.
Veja a lista dos projetos da UFF que foram contemplados pelo edital da Faperj.
- Alessandra Rodrigues Rufino – Semear Ciência II
- Antonio Claudio Lucas da Nóbrega – A escola do futuro em diálogo com as escolas da rede pública no Estado do RJ: Projeto-piloto de implantação dos Ambientes Educativos Inovadores no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF)
- Caroline Fernandes Dos Santos Bottino – ConsCiência na Ciência: Universidade e Escola caminhando juntas
- Diego Carlos Pereira – Espaço, escola e meio ambiente: proposta de educação ambiental para a comunidade de Itambi, Itaboraí/RJ
- Fábio David Alves Aarão Reis – Avançando no Ensino de Ciências Naturais e na Educação Ambiental com Suporte de Laboratórios Didáticos
- Fernanda Signorelli Calazans – Implantação do Laboratório de Ciências da Natureza e Saúde em dois colégios públicos para melhoria do ensino e saúde da população assistida
- Joice Galli – Ensinar línguas para a cidadania: um olhar com o FOS Scolaire para a sala de aula de francês na rede pública para superar e mitigar os impactos da pandemia na Educação
- Karin da Costa Calaza – UFF nas escolas: ciência e educação caminhando juntas.
- Leticia Virginia Leidens – Educação em Direitos Humanos nas Escolas Municipais de Macaé
- Luiza Rodrigues de Oliveira – Sala Beatriz Nascimento – ações da psicologia contra o racismo e o capacitismo na formação da infância e da juventude em uma escola pública
- Maina Bertagna – “A Ciência pede passagem: cientistas brasileiros/as, pesquisas transformadoras e contribuições para a sociedade”.
- Maria Alice Chaves Nunes Costa – Escola e comunidade em movimento: educação, arte e inovação
- Priscilla Oliveira Silva Bomfim – Academia na Escola
- Rafael Ferreira da Silva – Estratégias didáticas para a formação cidadã de estudantes do Ensino Médio
- Sandra Maciel de Almeida – Leitura, escrita e mediação das aprendizagens: uma proposta pedagógica entre educadoras/es, educadoras/es em formação e estudantes em cumprimento de medidas socioeducativas em uma escola pública do Rio de Janeiro.
- Vinicius D’Avila Bitencourt Pascoal – Science Truck: Laboratório Itinerante para melhoria do ensino de Ciências em escolas de Nova Friburgo.