O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), dr. Altair Dantas de Andrade, ministrou uma aula inaugural no auditório do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), na manhã desta quinta-feira (31/03). O evento foi destinado a alunos ingressantes do Curso de Graduação em Odontologia do ISNF e abordou as atribuições do órgão, que regula o exercício profissional no Estado.

O vice-diretor do instituto, professor Marcos Alex Mendes, ressaltou ser fundamental que os alunos ingressantes tenham acesso a informações relacionadas ao exercício da Odontologia já nos primeiros dias de aula.

“Nós estamos estreitando relações com o Conselho Regional de Odontologia, que é o órgão regulador do exercício da profissão no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de orientar os estudantes desde o início do curso de graduação até a sua trajetória profissional”, revelou o vice-diretor do instituto, que é a unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.

A ideia de abrir o semestre com a presença do presidente do CRO surgiu a partir da visita que representantes do conselho fizeram ao ISNF em fevereiro de 2022. Na ocasião, a professora Maria Carolina Barki, coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia, e o vice-diretor do ISNF concederam uma entrevista, publicada na última edição da Revista do CRO-RJ. A entrevista pode ser lida AQUI.

Dr. Altair Andrade durante aula inaugural na UFF de Nova Friburgo

Os conselhos federais e regionais são autarquias federais criadas por Lei. Dentre as diversas atribuições, compete a esses órgãos “deliberar sobre inscrição e cancelamento, em seus quadros, de profissionais registrados na forma desta lei; fiscalizar o exercício da profissão, em harmonia com os órgãos sanitários competentes; e expedir carteiras profissionais”. Outras informações podem ser consultadas AQUI.