Coordenação: Prof. Amauri Favieri
Vice-coordenação: Prof. Vinícius Pascoal

Inclusão social pode ser definida como o conjunto de meios e ações que
combatem a desigualdade de acesso aos benefícios da vida em sociedade.
A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, possibilitando
a esses atores, oportunidades para crescimento pessoal e social.

Ao longo dos anos, a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio de
política institucional, universaliza o acesso a esses benefícios para grupos
historicamente alijados por diferenças de classe social e educação entre
outros. Nesse contexto, o Projeto de Extensão Pré-vestibular Social, tem
se destacado ao proporcionar a entrada, no ensino superior, de uma
significativa parcela de representantes de classes sociais desfavorecidas
economicamente.

Esse projeto, capitaneado pela Pró-reitoria de Extensão
da UFF, tem como um de seus objetivos principais o oferecimento de
aparato técnico, pedagógico, organizacional, gerencial e financeiro para o
funcionamento de um curso pré-vestibular social no município de Nova
Friburgo, tornando-o um centro de referência na matéria em questão.

Em seu sexto ano de funcionamento no Instituto de Saúde de Nova
Friburgo, unidade de ensino da UFF no município, o Projeto Pré-
universitário Social Nova Friburgo é bem-sucedido em suas diretrizes e
metas. Envolvendo alunos universitários e alunos secundaristas, o
programa contempla também ações multifacetadas, com viagens, eventos
culturais, intensivos e cine clubes.

Importante ressaltar o relevante resultado em número de aprovações dos
alunos do projeto em universidades e institutos federais públicos, além de
instituições privadas reconhecidas nesse cenário, mostrando o impacto
social para a Região Serrana. Ao longo desses seis anos, foram 246
aprovações registradas, sendo 146 no ensino público gratuito e 80 em
entidades particulares de ensino. Na tabela abaixo, podem ser observados
os dados do desempenho dos alunos do projeto no ENEM em 2021.

Tabela 1. Aprovações – Projeto Pré-Vestibular Social Nova Friburgo –

Emily Stadlinger Villa NovaPedagogiaUNIRIO
Evellyn Juvêncio ConceiçãoQuímicaUSP
Gabriel Barbosa S. CardosoGestão PúblicaUFRJ
Gabriel Correa dos SantosMatemáticaUSP
Hugo Marini RibeiroArquiteturaUFMG
Isabella Domingues KleinFonoaudiologiaUFF
Isabely Concellos ZaniboniPsicologiaUFF
Isadora ChevrandHistóriaIFF
Juan Marcos OuverneyMedicinaUBA – ARGENTINA
Júlia TardinEngenharia de ProduçãoUFF
Kaynan Vieira CardosoSistemas de InformaçãoCEFET
Laryssa MagalhãesCiências ContábeisCEDERJ-UFF
Luiza Ferreira Serrado1º lugar – FonoaudiologiaUFF
Manuela Ouverney GrippEngenharia CivilUFRJ
Maria Fernanda F. SorrentinoPedagogiaCEDERJ-UFF
Nicolas de Freitas QuimasGeologiaUFRJ
Pedro Luiz Carvalho SabinoFísicaCEFET
Pedro Sales da ConceiçãoRelações InternacionaisUFF
Rafael Costa SilvaEngenharia MecânicaUERJ
Stephanie da Costa AndradeNutriçãoUNIRIO
Sthefany Clem de O. GuedesArquitetura e UrbanismoUFRRJ
Tayná de SouzaLetrasUFF
Vinicius OuverneySistemas de InformaçãoCEFET
Luiza Rotina de FariasBiomedicinaUNIFESO
 Sofia da Cruz CostaPsicologiaPUC-RJ
Talita Ladeira da SilvaDireitoUNESA
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