Na ocasião, eles conheceram detalhes do processo e participaram de cirurgia guiada

Alunos do Curso de Graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) conheceram a fábrica da Plenum Bioengenharia, em Jundiaí, no interior de São Paulo (SP), no último dia 25 de julho.

De acordo com o professor Luis Eduardo Campos, a visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de experimentar avanços tecnológicos recentes na área de bioengenharia.

“É a primeira fábrica do mundo a produzir implantes através de tecnologias de impressão 3D”, revela Eduardo, ressaltando ainda que o evento promoveu, para os alunos, o aprendizado de inúmeras possibilidades de manufatura aditiva, como tecnologia a ser continuada nos próximos anos.

Workshop

Durante a visita, houve a apresentação minuciosa de cada fase de produção dos implantes 3D. Ao final, os vinte e cinco alunos do ISNF participaram de um workshop em cirurgia guiada por planejamento Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing (CAD/CAM), ou desenho e manufatura assistidos por tecnologia computacional.

“Eles puderam sentir, pela primeira vez, a sensação de instalar um implante. A intenção é fomentar no aluno a curiosidade, a mesma curiosidade lá da infância que trouxe todos nós até aqui. O aprendizado tem que ser divertido”, salienta o professor Eduardo.

Nova linha de pesquisa

Ele esclarece que a ideia de organizar a visita é parte de uma estratégia que tem o objetivo de promover interdisciplinaridade no Curso de Graduação em Odontologia. O professor revela ainda que o campus do ISNF inicia uma nova linha de pesquisa: a de bioimpressão e biofabricação em medicina regenerativa.

“Os novos estudos – afirma – já produziram, em menos de 10 meses, doze trabalhos científicos apresentados em diversos congressos pelo Brasil, os quais já acumulam seis menções honrosas e um 1º lugar no mais importante congresso de cirurgia maxilo-facial, o Cobrac”.