O Setor de Apoio Educacional (SAE) do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) emitiu, na manhã desta quinta-feira (04/8), um Comunicado aos estudantes dos três cursos de graduação. O documento traz diversas informações importantes sobre serviços de intérpretes de Libras, programas de línguas estrangeiras e outros assuntos. Confira o Comunicado do SAE abaixo.

Prezados alunos,

A Secretaria de Acessibilidade e Inclusão da UFF (SAI), vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), oferece diversos serviços, dentre eles a disponibilidade de intérpretes de libras para o acompanhamento de alunos em Aulas, Colóquios, Congressos, Orientações, Projetos de Extensão, Encontros , Reuniões, Estágios obrigatórios, Seminários, Trabalhos de Conclusão de Curso, Tradução de materiais e Editais.Caso algum aluno queira solicitar esse serviço, entre em contato com o Coordenador do curso ou conosco, no Setor de Apoio Educacional, para solicitarmos à Secretaria de Acessibilidade e Inclusão.Aproveitem para conhecer outros serviços prestados pela SAI, abaixo elencados.

* SERVIÇOS SAI / PROAES – SERVIÇO SOCIAL – seso.sensibiliza@gmail.com

* BOLSA ALUNO APOIADOR  – SAI/PROAES – bolsasensibiliza@gmail.com

A Secretaria de Acessibilidade e Inclusão – SAI , vinculada a PROAES – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis,  desenvolve um  Programa do aluno bolsista apoiador financiado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES/MEC.

O Programa Aluno Apoiador tem como objetivo, auxiliar na comunicação com a coordenação do Curso, professores e colegas de turma; compartilhar conhecimento e dificuldades existentes visando ao acesso, à participação e à aprendizagem do acadêmico apoiado. O apoio prestado pelo aluno apoiador é de caráter pedagógico e dentro do território da Universidade. No início do apoio, o aluno apoiador deverá receber orientações do estudante assistido sobre a sua deficiência. A carga horária do aluno apoiador deverá ser de 12h semanais.

O trabalho do aluno apoiador foi desenvolvido para a modalidade presencial da Universidade, portanto e  durante este período de estudo remoto, foi necessário que o aluno apoiador criasse condição de proporcionar o apoio ao estudante assistido através de plataformas virtuais, atendendo às suas necessidades acadêmicas.

A Bolsa tem o objetivo de apoiar alunos com deficiência por afinidade e compatibilidade, portanto esta poderá ser interrompida caso o aluno assistido assim deseje;

A Bolsa poderá ser encerrada caso algum dos alunos perca o vínculo com a Universidade ou desista do apoio.

Mensalmente o aluno apoiador deverá encaminhar Relatório de Atividades através do email bolsasensibiliza@gmail.com) que tem como objetivo mantermos um acompanhamento das atividades realizadas do bolsista com seu aluno assistido. Através dele temos acesso a muitas questões que por vezes nos ajudam a criar novos caminhos para melhorar o atendimento aos alunos e reconhecer as dificuldades enfrentadas por ambos, bolsistas e assistidos.

PARCERIAS DO SAI/PROAES

PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (PROLEM) 

Tradução de Texto

Oferecer tradução de artigos para a Língua Portuguesa a fim de auxiliar os alunos com deficiência visual no acompanhamento do conteúdo das disciplinas de seus cursos, facilitando a conversão para materiais acessíveis. Os idiomas oferecidos são Inglês, Espanhol, Francês e Alemão.            

CURSO DE PORTUGUES INSTRUMENTAL com deficiência auditiva

O Curso de Português Instrumental , oferecido pelo PROLEM, tem como objetivo proporcionar  a prática da Língua Portuguesa, falada e escrita, no registro formal e informal, permitindo o desenvolvimento da produção de textos de diferentes gêneros acadêmicos. A abordagem é comunicativa, com ênfase no componente cultural e na modalidade falada.

SDC – PROGRAMA BIBLIOTECA INCLUSIVA 

A parceria com a Superintendência de Documentação se dá através do “Programa Biblioteca Inclusiva” que converte os textos em papel para documentos eletrônicos, em formatos acessíveis.

EDITAIS PROGRAMAS SOCIAIS – PROAES

Link:http://www.uff.br/?q=programas-sociais-no-grupo-assistencia-estudantil-programas-sociais-no-grupo-estudante 

Divisão de Atenção à Saúde do Estudante DASE / PROAES

Site dase.uff.br  – email: dase.cas.proaes@id.uff.br

Enfermagem: enfermagem.dase.proaes@id.uff.br

Clínica Médico e Psiquiatria: servicomedico.dase.proaes@id.uff.br

Psicologia: psicologia.dase.proaes@id.uff.br

Serviço Social: servicosocial.dase.proaes@id.uff.br

Apoio Escuta Psicológica – PROAES – psicologia.dase.proaes@id.uff.br

O atendimento de escuta psicológica é realizado pelos psicólogos da Divisão de Atenção à Saúde do Estudante (DASE) na modalidade de escuta pontual (de 1 a 3 atendimentos) aos alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais da UFF. Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponibilizado periodicamente no site. É de responsabilidade do aluno acompanhar a publicação das inscrições no nosso site. São disponibilizadas periodicamente vagas para atendimentos pontuais, preenchidas conforme ordem de inscrição. O aluno inscrito receberá um e-mail com a proposta de dia e horário para o seu atendimento, bem como instruções breves sobre a plataforma de atendimento online. É responsabilidade do aluno acompanhar constantemente o seu e-mail, pois este será o canal de comunicação com o psicólogo responsável pelo seu atendimento.Durante o atendimento, o aluno deve contar com dispositivo de acesso à internet e, visando preservar o sigilo das informações, recomenda-se a utilização de fones de ouvido e a preparação de um ambiente com privacidade para a conversa.Os alunos já beneficiados com o programa de escuta psicológica pontual poderão fazer nova inscrição após 3 meses do último atendimento.Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail: dase.cas.proaes@id.uff.br

Apoio Pedagógico e Orientação Educacional – PROAES – pedagogico.proaes@id.uff.br

O Atendimento Pedagógico e Orientação Educacional são realizados pela Divisão de Apoio Acadêmico (DAA) para aos estudantes de graduação presencial, que apresentam alguma necessidade educacional especial ou demanda específica e aos docentes da UFF que necessitem de alguma orientação pedagógica. 

Busca-se oferecer à comunidade universitária o diálogo entre pessoas, subjetividades e experiências sobre situações cotidianas e temas relacionados aos desafios, dúvidas, demandas e conquistas presentes no dia a dia da universidade. Quem pode solicitar o atendimento são estudantes ou coordenação de curso Para realizar o pedido é necessário enviar para o e-mail pedagogico.proaes@id.uff.br, com o assunto: “Agendamento Apoio Pedagógico ao Estudante”.

O atendimento ocorre semanalmente ou quinzenalmente mediante agendamento prévio. Algumas ações realizadas são rodas de conversa, encontros presenciais e remotos com a mediação dos Técnicos de Assuntos Educacionais, com alunos, professores e diferentes profissionais.

Skip to content