Investimento nos cursos de Fono e Odonto tem origem em verbas de Emenda Parlamentar

Professoras Flávia Viegas (E), Karla Anacleto e professor Vinicius Pascoal

Na manhã desta quinta-feira (22/9), a Direção do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) entregou quatro aparelhos de terapia a laser de baixa potência aos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia e Odontologia. Os equipamentos custaram R$ 18.800 ao todo e foram adquiridos com verba de Emenda Parlamentar.

Segundo o professor Vinicius Pascoal, diretor do ISNF, a Clínica de Fonoaudiologia e as Clínicas de Odontologia passam a utilizar os aparelhos no atendimento de pacientes em diversos tratamentos, como de recuperação pós-cirúrgica, lesões orais, Herpes, Disfagia, distúrbios da voz e Transtornos Motores Orais (MO).

Além disso, segundo Vinicius, a terapia a laser de baixa potência pode auxiliar o processo de cicatrização de alguns pacientes que são atendidos no ISNF, que é a unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.

O diretor ressalta que “esta aquisição vai melhorar o atendimento aos pacientes que fazem tratamento na unidade e também será uma grande contribuição para o aprendizado dos alunos”.

Vale lembrar que, só em 2022, diversas intervenções no campus foram realizadas com a junção de verbas da Universidade Federal Fluminense (UFF) com as verbas de Emendas Parlamentares, como a própria Clínica de Fonoaudiologia e a compra de equipamentos utilizados em laboratórios.