Objetivo é identificar e tratar gratuitamente problemas gengivais, para restabelecer a saúde bucal dos pacientes

Uma pesquisa realizada no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) está recrutando crianças e adolescentes de 9 a 14 anos que possuam diabetes tipo 1. Os voluntários devem comparecer ao local acompanhados dos responsáveis para triagem e avaliação. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (ADINF).

De acordo com Gabriela Camargo, professora responsável pela pesquisa, o objetivo é identificar e tratar gratuitamente problemas gengivais, para restabelecer a saúde bucal e a qualidade de vida dos pacientes. O projeto, intitulado ‘Diabetes e saúde gengival: abordagem preventiva em crianças e adolescentes’, inclui ainda orientação e educação sobre práticas de higiene oral, como forma de prevenção de problemas odontológicos.

Os interessados devem comparecer à Clínica nº 4 do ISNF, no dia 22 de maio, das 9 às 11h30min ou das 14h às 17h. É possível também realizar agendamento da triagem pelo telefone (22) 99913-7732 (Raquel Alves). Os responsáveis devem ficar atentos, pois é preciso levar o último exame hematológico do paciente.

“Trataremos os problemas gengivais de maneira inteiramente gratuita. Os interessados em participar como voluntários serão avaliados, para saber se possuem realmente problemas na gengiva. Em caso afirmativo, iniciaremos o tratamento periodontal imediatamente, para restabelecer a qualidade de vida dos pacientes”, garante a professora Gabriela.

A pesquisadora alerta, no entanto, que os voluntários não podem ter outras doenças sistêmicas e não podem ser tabagistas. Para participar, é indispensável o acompanhamento e a autorização dos responsáveis.

O ISNF está localizado na Rua Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Centro – Nova Friburgo – RJ.

Translate »
Skip to content