Professora do ISNF faz relato sobre participação no Rio Innovation Week 2023 (RIW) e afirma que vai aplicar aprendizado na prática educacional

“Eu fui ao Rio Innovation Week 2023 e foi sensacional”. Foi assim que a professora Fernanda Calazans descreveu, em poucas palavras, a própria participação no evento, que reuniu autoridades, intelectuais e celebridades, para discutir inovação, desenvolvimento e tecnologia.
Apesar da grandiosidade do RIW, estruturado em área de 50 mil m2 no Píer Mauá, Zona Portuária do Rio de Janeiro, o que mais impactou a professora foi o aprendizado adquirido nas diversas palestras e conferências, especialmente as que abordavam temas da área educacional.
“Um evento como esse é uma oportunidade de pensar um pouco ‘fora da caixinha’, como se diz por aí, ou melhor, fora da ‘bolha’ da Odontologia. É o momento que temos para escutar e vivenciar experiências de palestras, talk shows e exposições de diversas áreas sobre inovação”, afirma Fernanda, que é a atual coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino e pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.

Inovar na Educação
A docente também coordena o Laboratório de Áudio e Vídeo, do Projeto Saúde c(on) Ciência do ISNF, e pretende aplicar processos inovadores em suas práticas educacionais.
“O que mais busquei durante o evento foi aprender sobre Inteligência Artificial, no que diz respeito à ética e a novas perspectivas voltadas para o ensino e toda a tecnologia ofertada hoje em dia, além de políticas públicas de incentivo à inovação. Ouvi experiências de inovação na Educação, em especial no Ensino Médio e no Ensino Superior, que vou aplicar na minha prática cotidiana em sala de aula e em projetos que desenvolvo”, conta.
Ela revela que fez uma “reflexão sobre como os docentes devem atuar, principalmente os que formam novos docentes”.
Recursos
“Uma frase me marcou, no primeiro talk show do evento: “Inovar é solucionar problemas com os recursos que temos”. Ela foi dita pela Nathália Arcuri, idealizadora do canal ‘Me poupe’. Isso é o que se vive no serviço público em geral e no cotidiano de qualquer cidadão de classe média ou inferior. É exatamente a vida como ela é. Podemos inovar em praticamente tudo”, garante Fernanda.
Ela acredita que é “importante mostrar aos docentes e discentes do ISNF e da Pós-graduação a possibilidade e a importância de eventos de áreas diferentes da Odontologia que podem trazer muitos avanços para o enriquecimento profissional”.
Por fim, a professora faz um balanço do que vivenciou durante o RIW.
“Temos muito a aprender, mas muito a mostrar também. Nossa UFF tem avançado a passos largos. Orgulho de ser UFF e ter tido a possibilidade de prestigiar esse evento e vivenciar essa experiência”, conclui.