Por William Kitzinger
O canal institucional “Saúde C(on) Ciência” foi lançado no YouTube, convidando todos a explorar seu conteúdo inaugural. As cinco entrevistas de estreia foram dedicadas ao III Encontro de Egressos e ao evento comemorativo de 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia do ISNF/UFF.
A página do laboratório de produção audiovisual Saúde C(on) Ciência no site do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF é https://isnf.uff.br/scciencia/ e lá encontra-se o link para o canal do Youtube e também outro link para demandas de serviços em audiovisual.
Os cinco primeiros vídeos formam uma playlist com entrevistas gravadas no dia 18/09/2023, véspera do evento, inaugurando o estúdio de gravações.
A primeira entrevista apresentou a Professora Drª Bruna Lavinas, que conduziu uma conversa com a Professora Drª Vânia Fontanella. Vânia compartilhou sua jornada desde a graduação em Odontologia até sua aposentadoria na Federal do Rio Grande do Sul, abordando sua gestão na ABENO. Ela ressaltou os desafios do ensino na pós-graduação em saúde, especialmente a formação rápida de mestres. A importância da iniciação científica para a preparação dos estudantes também foi destacada, assim como a necessidade de profissionais capazes de orientar em diversas áreas. Vânia também mencionou a expansão da pós-graduação e a necessidade de regulamentar cursos de lato sensu, encerrando com uma mensagem de incentivo aos estudantes.
A segunda entrevista foi conduzida pela profª Dra. Fernanda Calazans e focou nos desafios da pós-graduação em odontologia. Vânia enfatizou a necessidade de adaptação às novas demandas e recursos ao longo das décadas, e destacou a importância da comunicação entre orientador e orientado, com expectativas claras. Um cronograma realista de pesquisa foi sublinhado, assim como a relevância das publicações. Vânia discutiu também a flexibilidade necessária para lidar com alunos sem dedicação exclusiva.
A terceira entrevista envolveu a profª Drª Maria Carolina Barki e a profª Drª Vânia Fontanella, focando nas resistências às novas diretrizes curriculares em odontologia. Elas ressaltaram a importância do diálogo franco na implementação dessas mudanças, especialmente no que diz respeito à participação no SUS e à formação generalista. Discutiram também o crescimento desenfreado de cursos de odontologia e a preocupação com a saturação do mercado.
A quarta entrevista abordou a teleodontologia e suas implicações éticas e legais. A profª Drª Fernanda Calazans e Ricardo Petereit, do CRO-RJ, discutiram os avanços na prática odontológica à distância, destacando a Resolução 226 do CFO e suas implicações. Foram abordadas modalidades como teleinterconsulta, telemonitoramento e teleorientação, bem como a importância da segurança dos dados dos pacientes.
A última entrevista destacou o papel do Conselho Regional de Odontologia, com a profª Drª Maria Carolina de Lima Jacy Monteiro Barki e Ricardo Petereit. Falaram sobre as funções vitais do CRO, incluindo a fiscalização do exercício ilegal da profissão e o encaminhamento de denúncias. Destacaram a importância da anuidade para financiar o CRO, assim como o registro de especializações e a participação nas eleições.
Essas entrevistas proporcionaram insights valiosos sobre diversos aspectos da odontologia, desde a formação de mestres até as questões éticas e legais da prática profissional. A parceria entre a universidade e o CRO foi enfatizada como essencial para a formação dos alunos.
Convidamos toda a comunidade acadêmica a conhecer nossas instalações, que ficam no segundo andar do casarão do ISNF, próximo à sala de seminários da pós-graduação. E estamos acolhendo demandas de produção audiovisual neste link.