Para lembrar a campanha, Palacete do II Barão de Duas Barras, sede do ISNF, recebe iluminação especial

Casarão onde funciona a sede do ISNF recebeu iluminação especial para lembrar a campanha Novembro Azul – Foto: Matheus Venturi (@ngventuri)

Para marcar a campanha Novembro Azul, o Palacete do II Barão de Duas Barras, sede administrativa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), recebeu, esta semana, uma iluminação especial. No mês de conscientização sobre o câncer de próstata, que acomete principalmente homens acima dos 60 anos de idade, a UFF anuncia uma grande novidade: a partir de agora o atendimento em urologia é oferecido no Espaço Saúde do Servidor.

A ação da Gestão Institucional objetiva, mais uma vez, o bem estar e qualidade de vida dos técnicos administrativos e docentes da universidade, especialmente porque o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência na população masculina, segundo dados do Inca.

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade (acima dos 60 anos), bem como histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Por outro lado, algumas ações e mudanças de hábitos reduzem a incidência deste tipo de câncer, como: controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, promoção da atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e a obesidade, entre outros.

Em caso de enquadramento em algum fator de risco ou sintomas urinários (dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina), a recomendação é o diagnóstico precoce por meio do exame sanguíneo para pesquisa do antígeno prostático específico (PSA) e toque retal para avaliação de homens com elevado risco para neoplasia prostática significativa.

Ressalta-se, porém, que o Ministério da Saúde, em conjunto com o Inca, apontou recentemente que o rastreamento populacional, ou seja, a realização de exames de rotina do câncer de próstata não é recomendável para homens assintomáticos ou sem fatores de risco. A justificativa é que há tumores que têm um crescimento indolente, sem risco de morte, e que o tratamento dessas lesões acarretaria em outras morbidades, como disfunção erétil e urinária para os pacientes. Portanto, é essencial o compartilhamento desses dados para a tomada de decisão dos homens que solicitarem exames de rastreio.

Os servidores da UFF interessados em esclarecer dúvidas sobre o tema ou ainda agendar uma consulta com o urologista do ambulatório da Divisão de Assistência à Saúde/Casq/Progepe devem enviar um e-mail para  sme.das.casq@id.uff.br.

O Espaço Saúde do Servidor fica na Reitoria (Rua Miguel de Frias, nº 09, Icaraí, Niterói/RJ).

Translate »
Skip to content