Bruna Lavinas coordena projeto que atende pacientes com necessidades específicas

No dia 21 de março, a Câmara Municipal de Nova Friburgo oferece Moção Especial de Louvor a Bruna Lavinas Sayed Picciani, professora do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município. A homenagem é oferecida em função do “trabalho de excelência no atendimento à população do Município e de outras cidades do Estado”.

Bruna coordena o Serviço de Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia para Pessoas com Deficiência e o Projeto Liga Acadêmica Multiprofissional de Apoio a Pacientes com Necessidades Específicas do ISNF. A cerimônia ocorre, às 19h, no Plenário Dr. Jean Bazet, na data em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, também conhecida por Trissomia do 21 (T21).

“Recebo essa homenagem, mas o trabalho não é feito só por mim. Há diversos profissionais, professores e alunos envolvidos da área de Odontologia, de Biomedicina e Fonoaudiologia, sem os quais nada seria concretizado”, ressalta a docente, que recebe a condecoração junto com Camila Emerick, mãe de Bruno Emerick, paciente da clínica do ISNF.

A Trissomia do 21

Segundo o geneticista Juan Llerena Junior, chefe da Divisão de Genética Médica do Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a “Síndrome de Down, também conhecida como Trissomia do cromossomo 21, não é uma doença. Tem a síndrome uma pessoa que nasce com excesso de material genético em todas as células do corpo, o que significa 325 genes a mais por célula, quando comparada a uma célula de uma pessoa sem a síndrome”.

Ainda de acordo com publicações realizadas pela Fiocruz, o nome faz referência ao médico que descreveu a síndrome, John Langdon Down.

Dia de conscientização

O Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data (21/3) foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011. O objetivo, segundo a ONU, é “promover a conscientização pública sobre a Síndrome de Down junto a estados-membros, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado”.

A Câmara Municipal de Nova Friburgo está localizada na Rua Farinha Filho, 50 – Centro, Nova Friburgo – RJ. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2524-1700.