Objetivo é participar de campanha de descarte sustentável da Prefeitura de Nova Friburgo

Foto: Prefeitura de Nova Friburgo

Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município, passou a disponibilizar um ponto de coleta de óleo de cozinha. A iniciativa tem o objetivo de participar de campanha da Prefeitura que incentiva o descarte sustentável de resíduos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, além do ISNF, foram instalados pontos de coleta em diversos locais da cidade, como o Cederj, o Cefet e as escolas municipais Jardel Hottz (Braunes), Pastor Schlupp (Maria Teresa), Padre Rafael (Cordoeira) e São José (Olaria).

Há pontos de descarte de óleo de cozinha também nas instalações das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação e no pátio da Prefeitura de Nova Friburgo.

Segundo os responsáveis pelo projeto, durante a ação no ISNF, “a equipe de educação ambiental visitou os alunos para sensibilizá-los sobre os problemas gerados pelo descarte inadequado de óleo vegetal, como o entupimento de encanamentos, a impermeabilização do solo e a poluição das águas”.

A Prefeitura destaca que “essa ação está alinhada com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre eles, o acesso à água potável, com metas voltadas para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; o estímulo a cidades e comunidades sustentáveis, com metas relacionadas a tornar as cidades mais sustentáveis; e consumo e produção responsáveis, que também possui metas relacionadas à redução da geração de resíduos por meio da reciclagem e reutilização”.

Outras informações podem ser obtidas AQUI.