Em entrevista, professor da UFF explica a relação entre as análises e o sucesso no fechamento de diagnósticos

Exames laboratoriais podem ser determinantes na identificação de problemas de saúde. É o que evidencia a entrevista de Giovani Veríssimo a Bruna Lavinas, ambos professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), exibida no dia 13 de maio de 2024, no canal do Projeto Saúde c(on) Ciência, no YouTube. Para assistir, basta clicar AQUI.

Durante o bate-papo sobre a relação das Análises Clínicas com a Trissomia do 21 e o Autismo, Giovani – que é responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) – explicou a importância da coleta personalizada de material. Além disso, revelou que o Centro Avançado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Paciente Oncológico, ainda a ser inaugurado no ISNF, vai oferecer o serviço de exames à população.

“A medicina atual, que é baseada em evidências, permite que 70% das decisões clínicas sejam baseadas em exames laboratoriais”, afirmou Veríssimo logo no início da entrevista, ressaltando a importância das análises clínicas na identificação de problemas de saúde.

Ele ponderou, no entanto, que o atendimento e a coleta de material são procedimentos que podem impactar o sucesso de diagnósticos.

“Já é descrito na literatura que os erros pré-analíticos correspondem a 75% dos erros de laboratório. São erros de coleta, de atendimento, de transporte, de preparação de material. Então, o atendimento e a coleta são dois pontos primordiais no sucesso do fechamento de diagnóstico em análises clínicas”, salientou o professor.

Desde 2019, o Laboratório de Análises Clínicas do ISNF atende às demandas dos tratamentos de pacientes nas 4 clínicas de Odontologia. Com a criação do Centro Avançado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Paciente Oncológico, o serviço de realização de exames laboratoriais será ampliado.

Setores

De acordo com Giovani, o laboratório do ISNF possui vários setores, responsáveis por análises diversas de material coletado em pacientes do instituto. Dentre os vários setores, ele citou:

• Bioquímica Clínica
  • Hematologia
  • Coagulação
  • Imunologia
  • Parasitologia
  • Urinálise
  • Microbiologia
  • Biologia Molecular

O projeto

O Projeto Saúde c(ON) Ciência é desenvolvido e produzido (com softwares livres) no âmbito do Programa de Pós-graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. A coordenação é de Fernanda Calazans, professora do instituto, com o apoio de William Kitzinger, analista de mídia. O projeto é fomentado pela FAPERJ.