Iniciativa tem o objetivo de estimular interesse pela continuidade dos estudos e pela ciência em jovens que cumprem medidas socioeducativas

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de Ensino Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município, estabeleceu uma parceria com o Centro de Socioeducação (Cense) localizado na cidade. O objetivo é fomentar em jovens que cumprem medida socioeducativa o interesse pela continuidade dos estudos e pela ciência.

A parceria – firmada nesta quinta-feira (06/06) – foi realizada na sede do Cense e contou com a presença de Marcos Alex Mendes da Silva, vice-diretor do ISNF; Maria Carolina Monteiro Barki, coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia do ISNF; Sérgio Araújo, coordenador de Odontologia do Departamento Geral de Ações Socioducativas (Degase); Bruno Sinder, diretor do Cense Nova Friburgo; Maria do Carmo Calvo, professora do Degase, e Pamela Botelho, mestranda de Odontologia do ISNF.

“Vamos abrir as portas da universidade para esses jovens, para que eles tenham a oportunidade de conhecer o ambiente universitário, a comunidade acadêmica, os centros de pesquisa, onde nós fazemos ciência. A ideia é fomentar neles a vontade de continuar os estudos até o Ensino Superior”, esclarece o vice-diretor do ISNF, professor Marcos Alex.

Prevenção

Além do trabalho que será realizado com os socioeducandos que já cumprem medida no Cense, o projeto vai desenvolver também atividades com jovens estudantes. Os responsáveis pela parceria no ISNF preparam uma roda de conversa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

“O objetivo é oferecer perspectiva de uma nova realidade pelos estudos, pela ciência, pela cultura e pelo crescimento pessoal, para que todos possam ter um projeto de vida e um futuro promissor”, ressalta a professora Maria Carolina Barki.

O Degase

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas, mais conhecido como Degase, é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem por atividade-fim promover a socioeducação em todo o Estado. O Centro de Socioeducação (Cense) é parte da estrutura do Degase.