Professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) que atuam na área de Saúde Coletiva participaram da Oficina RACS: Grupo LUMES Nova Friburgo. A iniciativa é parte da 6ª reunião da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde, mais conhecida como RACS, evento internacional que foi realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024.

Segundo a professora Penha Faria da Cunha, uma das idealizadoras da oficina, o objetivo da atividade é “discutir os processos formativos em saúde, destacando a importância da Saúde Coletiva na integração de saberes e práticas, e os desafios para a produção de equidade em saúde”.

Penha revela ainda que um dos resultados esperados da oficina é a “criação de redes colaborativas entre as experiências relatadas, visando ampliar a potência das ações e o intercâmbio de saberes e práticas”.

Sobre a RACS

De acordo com informações publicadas no site da RACS, “a reunião serve tanto para pensar a ação política acadêmica quanto o desenvolvimento e a inovação científica, pedagógica, sociocultural, corporativa, associativa, e atividades que se referem ao próprio desenvolvimento da RACS no espaço global e interno em cada país membro”.