Startup do ISNF foi a única do Hemisfério Sul selecionada para apresentar painel em simpósio
A startup Reciclotron, incubada no Hub de Inovação do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), foi convidada a participar do simpósio Science for Sustainability, da European Academy of Sciences (Eurasc). O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro, na Academia de Ciências de Lisboa, Portugal.
A empresa foi a única do gênero no Hemisfério Sul selecionada para apresentar painel de startups/indústria. O tema escolhido foi Consumer engagement is key for everyday sustainability practices, que destaca a importância do engajamento do consumidor em práticas sustentáveis diárias.
O ecossistema digital gamificado da Reciclotron conecta recicladores e consumidores, incentivando a sustentabilidade através de programas de bonificação, arte e solidariedade. Durante o evento, a Reciclotron apresenta iniciativas que incentivam a reciclagem e o consumo consciente, incluindo aplicativos para facilitar o descarte correto de resíduos e campanhas educativas.
Eric Fernandes, CEO da Reciclotron e apresentador do painel durante o simpósio internacional, disse que salientou a importância da reciclagem na vida cotidiana.
“Demonstrei a importância de simplificar e valorizar a reciclagem como parte do cotidiano, mostrando às pessoas o impacto de seus hábitos diários na preservação ambiental”, afirma Eric.
Ele destaca que “a participação da startup no evento da Eurasc reforça o compromisso da Reciclotron com a inovação no setor de reciclagem e ressalta o papel crucial dos consumidores como agentes de transformação para um futuro sustentável”.
Claudio Fernandes, coordenador do Hub de Inovação da AGIR no ISNF e professor do instituto, afirma que a escolha da Reciclotron “demonstra reconhecimento ao trabalho da startup, e indica a importância dos ambientes de apoio ao empreendedorismo e à inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF) em apoiar a jornada de desenvolvimento das empresas incubadas”.
A Eurasc
A Eurasc é uma renomada instituição científica que promove a excelência em ciência e tecnologia na Europa, reunindo especialistas de diversas áreas, para discutir soluções para desafios globais, como sustentabilidade e mudanças climáticas. Entre os membros, estão 64 laureados do Prêmio Nobel, reforçando o prestígio da academia e seu compromisso na aplicação da ciência para o desenvolvimento sustentável.
Outras informações podem ser obtidas pelo site https://www.eurasc.eu/eurasc-annualsymposiumceremony-2024/.