Projeto de inovação digital em saúde bucal desenvolvido por alunos e professores do ISNF pretende solucionar problema de saúde pública

Um projeto de inovação digital em saúde bucal desenvolvido por alunos e professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de Ensino Superior e Centro de Excelência em Pesquisa Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município, pretende solucionar um problema de saúde pública no Sistema Único de Saúde (SUS): a produção de próteses dentárias totais.
O Sorriso Total 3D – como foi nomeado o projeto – tem o objetivo de transformar o atendimento odontológico na rede pública, com tecnologia, inovação e impacto social. A iniciativa surgiu durante o II Hackathon de Tecnologia em Saúde, realizado pela Agência de Inovação do ISNF (AGIR/ISNF), na IV Jornada Odontológica do instituto.
“Na ocasião, Regiane Marton, presidente da Kulzer Brasil, lançou o desafio: Como otimizar a produção de próteses totais no SUS? E a resposta veio de um grupo de alunos e professores, que usou a inteligência artificial generativa para propor uma solução inovadora”, conta Claudio Fernandes, coordenador geral do Hackathon e da AGIR/ISNF.
“No Brasil, 38,3% dos idosos são totalmente desdentados em, pelo menos, uma arcada e dependentes do SUS. O problema é que a produção convencional de próteses é lenta e muito cara”, revela o professor, garantindo que “a chegada do Cara Print Cube System no instituto é o início de um projeto de três anos que promete transformar o atendimento odontológico no sistema público com tecnologia, inovação e impacto social”.
O primeiro passo do projeto foi realizar um treinamento inicial da equipe em tecnologias de impressão 3D, realizado no último dia 21 de março, em São Paulo, oferecido pela Kulzer Brasil. Além das atividades de inovação digital, o projeto também prevê apoio à formação avançada de recursos humanos da comunidade acadêmica do campus em Odontologia Digital e atendimento de pacientes das clínicas do ISNF.
Participam do projeto os alunos da UFF Michel Ledig (Computação); Nataly Dias (Odontologia) e João Victor (Computação); a professora Penha Cunha (Odontologia); Regiane Marton (mentora Kulzer); as cirurgiãs-dentistas Camila Souza (Odontologia) e Luana Neves (Odontologia – Bolsista da AGIR). A orientação é dos professores Luís Eduardo Campos (Odontologia), Marcelo Gomes (Odontologia) e Flavio Seixas (Computação). Já a coordenação geral é do professor Claudio Fernandes (Odontologia).
Outras informações podem ser obtidas pelo perfil @agirnf.uff no Instagram.