Diante de fato de racismo ocorrido nas dependências da Clínica de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense, a coordenação da clínica, vem a público manifestar nossa solidariedade à nossa estudante, que denunciou ato de injúria racial/racismo sofrido neste espaço.
Manifestamos veementemente nosso repúdio a qualquer ato que fira a dignidade da pessoa humana e seus direitos como cidadão, incluindo toda a forma de preconceito, como o preconceito racial. Trata-se de ato criminoso que requer a devida investigação, apuração e responsabilização do envolvido, dentro do devido processo legal.
Medidas administrativas e acadêmicas estão sendo encaminhadas desde que tomamos conhecimento dos fatos para garantir o acolhimento da estudante e sua proteção, em articulação com diferentes setores da Universidade e da sociedade civil, para garantir que atos dessa natureza não se repitam nas dependências de nossa Universidade e em nossa sociedade.
Por fim, destaca-se a importância do compromisso do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF na promoção de uma formação antirracista dos profissionais de saúde.
Coordenação da Clínica de Fonoaudiologia do ISNF/UFF
Direção do ISNF/UFF