Os servidores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF/UFF) participam, nos dias 16 e 17 de novembro, do 1º módulo do curso “Neurociências X Educação”. O objetivo é promover conhecimento sobre as diversas funções cerebrais e suas manifestações no cotidiano. O evento acontece no auditório do ISNF.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 13 de novembro. São oferecidas apenas 30 vagas, tanto para técnicos-administrativos quanto para professores. No dia 16/11 (quinta-feira), o curso é ministrado de 8h as 12h e de 13h as 17h. Já no dia 17/11, as aulas ocorrem apenas de 9h as 13h.
Os interessados devem enviar e-mail, informando nome completo e qual vínculo possui com o ISNF, para alineferreirinha@id.uff.br.
O curso
As Neurociências estudam o cérebro. Apesar de não terem o foco principal nas emoções e na cognição, acabam por estudar também esses reflexos das ações do cérebro sobre o restante do organismo.
O curso “Neurociência x Educação” tem por finalidade apresentar um pouco do que é o cérebro e os processos envolvidos na cognição, como memória e transtornos.
Ao contrário do que se possa pensar, o curso não é útil apenas para educadores e pais. Nele são transmitidos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano, sua capacidade de aprendizado, memória, transtornos, sono, uso de medicamentos e outros assuntos de interesse de toda comunidade.
O conteúdo
- Definição das Neurociências
- Contribuições das Neurociências à Educação
- Estruturas Físicas: Neurônios, Sinapses
- Principais Áreas do Cérebro
- Área Tegmental Ventral, Núcleo Acumbente
- Maturação Cerebral
- Síndrome do X Frágil
- Imprinting e Janelas de Oportunidades
- O Córtex Pré-Frontal e sua Relação com a Adolescência
- Sistema de Recompensa, Dopamina, Motivação
- Estímulos fundamentais ao Aprendizado
- Imaginação e Criatividade
- Mecanismos de Memória
- Tipos de Memórias
- Consolidação de Memórias
- Elementos importantes para a consolidação de memórias
- Importância do sono para o processo de aprendizagem
- Tipos de dormidores
- Problemas do Sono
- Drogas relacionadas ao sono (benzodiazepínicos)
- Estresse
- Reações Benéficas ao aprendizado
- Problemas do estresse constante
- Estresse por fator desencadeante interno
- Ansiedade: Características e Prejuízos ao aprendizado
- Depressão
- Neurotransmissores envolvidos: Dopamina, Serotonina e Noradrenalina
- Dislexia e suas divisões: Disortografia, Disgrafia, Discalculia
- Autismo: Características, Etiologias, Cuidados
- Atenção
- Estímulos externos e processamento
- Foco e definição de Atenção
- Informações Relevantes e Irrelevantes para o Cérebro
- Processamento de Informações Conflitantes (teste de Stroop)
- Transtorno do Déficit de Atenção (TDA, TDAH): Características, Diagnóstico
- O Uso do Metilfenidato (Ritalina)