Os servidores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF/UFF) participam, nos dias 16 e 17 de novembro, do 1º módulo do curso “Neurociências X Educação”. O objetivo é promover conhecimento sobre as diversas funções cerebrais e suas manifestações no cotidiano. O evento acontece no auditório do ISNF.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 13 de novembro. São oferecidas apenas 30 vagas, tanto para técnicos-administrativos quanto para professores. No dia 16/11 (quinta-feira), o curso é ministrado de 8h as 12h e de 13h as 17h. Já no dia 17/11, as aulas ocorrem apenas de 9h as 13h.

Os interessados devem enviar e-mail, informando nome completo e qual vínculo possui com o ISNF, para alineferreirinha@id.uff.br.

O curso

As Neurociências estudam o cérebro. Apesar de não terem o foco principal nas emoções e na cognição, acabam por estudar também esses reflexos das ações do cérebro sobre o restante do organismo.

O curso “Neurociência x Educação” tem por finalidade apresentar um pouco do que é o cérebro e os processos envolvidos na cognição, como memória e transtornos.

Ao contrário do que se possa pensar, o curso não é útil apenas para educadores e pais. Nele são transmitidos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano, sua capacidade de aprendizado, memória, transtornos, sono, uso de medicamentos e outros assuntos de interesse de toda comunidade.

O conteúdo

  • Definição das Neurociências
  • Contribuições das Neurociências à Educação
  • Estruturas Físicas: Neurônios, Sinapses
  • Principais Áreas do Cérebro
  • Área Tegmental Ventral, Núcleo Acumbente
  • Maturação Cerebral
  • Síndrome do X Frágil
  • Imprinting e Janelas de Oportunidades
  • O Córtex Pré-Frontal e sua Relação com a Adolescência
  • Sistema de Recompensa, Dopamina, Motivação
  • Estímulos fundamentais ao Aprendizado
  • Imaginação e Criatividade
  • Mecanismos de Memória
  • Tipos de Memórias
  • Consolidação de Memórias
  • Elementos importantes para a consolidação de memórias
  • Importância do sono para o processo de aprendizagem
  • Tipos de dormidores
  • Problemas do Sono
  • Drogas relacionadas ao sono (benzodiazepínicos)
  • Estresse
  • Reações Benéficas ao aprendizado
  • Problemas do estresse constante
  • Estresse por fator desencadeante interno
  • Ansiedade: Características e Prejuízos ao aprendizado
  • Depressão
  • Neurotransmissores envolvidos: Dopamina, Serotonina e Noradrenalina
  • Dislexia e suas divisões: Disortografia, Disgrafia, Discalculia
  • Autismo: Características, Etiologias, Cuidados
  • Atenção
  • Estímulos externos e processamento
  • Foco e definição de Atenção
  • Informações Relevantes e Irrelevantes para o Cérebro
  • Processamento de Informações Conflitantes (teste de Stroop)
  • Transtorno do Déficit de Atenção (TDA, TDAH): Características, Diagnóstico
  • O Uso do Metilfenidato (Ritalina)
Translate »
Skip to content