O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), adaptou dois banheiros para cadeirantes, com barras de apoio, portas de medida padrão, vasos sanitários específicos, aumento da largura de boxes, troca de azulejos e de pisos, além de reestruturação das instalações elétricas e hidráulicas e renovação da pintura interna.
As unidades estão disponíveis para o uso no 1º andar das clínicas de Odontologia, próximas à recepção, cuja portaria também sofreu obras de acessibilidade, com rampas e sinalização apropriada.
Manutenção constante
Além dos banheiros acessíveis a cadeirantes, uma unidade de banheiro coletivo feminino, localizada no 2º andar das clínicas, foi completamente reformada e já está disponível para a utilização das alunas. As instalações originais possuíam cerca de 40 anos e apresentavam problemas estruturais, elétricos e hidráulicos, além de infiltrações no teto, o que tornava impossível o uso. Ao todo, as duas obras custaram cerca de R$ 3.500,00.
Outros banheiros que também passaram por reformas são os localizados ao lado do auditório. Neles foram feitos reparos nas instalações hidráulicas, elétricas, troca de caixas de descarga e de aparelhos defeituosos.
Para os próximos meses, já estão previstas outras obras de promoção de acessibilidade, como rampas de acesso ao Palacete do II Barão de Duas Barras, onde funciona a sede do ISNF e o Espaço de Memória da Odontologia, e vias especiais para cadeirantes, além de melhorias e reestruturação de todas as edificações da unidade.