Por Paulo Maia
Quem acha que educação é algo limitado ao ensino tradicional ministrado em salas de aula está enganado. É exatamente isso que um grupo de professores e alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) pretende demonstrar. Eles se uniram e criaram o Edu-Inova, um núcleo de estudos em educação e inovação.
“É uma maneira de pesquisarmos o assunto, de debatermos formas diferentes de educar, de ensinar, com inovação e tecnologia”, esclarece a professora Thereza Bargut, uma das integrantes do grupo formado por docentes e discentes do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade da UFF no município, e do campus da UFF em Niterói.
De acordo com a professora, o Edu-Inova vai disponibilizar uma série de podcasts com temas específicos, sobre ensino-aprendizagem. A previsão é de que o grupo produza, pelo menos, um podcast por mês. O primeiro já está disponível no link https://linktr.ee/edu_inova_uff com o tema “Avaliações formativas: quantidade e conteúdo. Como dosar?”.
“Esse período de pandemia nos ensinou muita coisa sobre ensino-aprendizagem. Precisamos explorar mais o assunto, e o podcast é uma maneira prática de levar o debate a todos, porque dá acesso até para quem não tem muito tempo, durante a correria do cotidiano. Enquanto a pessoa desempenha uma tarefa, vai ouvindo o que postamos”, ressalta Thereza.
Todos os podcasts contam com a participação de professores e de estudantes e estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, incluindo Spotify. Vale a pena conferir.