Coordenação: Prof. Amauri Favieri
Vice-coordenação: Prof. Vinícius Pascoal
Inclusão social pode ser definida como o conjunto de meios e ações que
combatem a desigualdade de acesso aos benefícios da vida em sociedade.
A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, possibilitando
a esses atores, oportunidades para crescimento pessoal e social.
Ao longo dos anos, a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio de
política institucional, universaliza o acesso a esses benefícios para grupos
historicamente alijados por diferenças de classe social e educação entre
outros. Nesse contexto, o Projeto de Extensão Pré-vestibular Social, tem
se destacado ao proporcionar a entrada, no ensino superior, de uma
significativa parcela de representantes de classes sociais desfavorecidas
economicamente.
Esse projeto, capitaneado pela Pró-reitoria de Extensão
da UFF, tem como um de seus objetivos principais o oferecimento de
aparato técnico, pedagógico, organizacional, gerencial e financeiro para o
funcionamento de um curso pré-vestibular social no município de Nova
Friburgo, tornando-o um centro de referência na matéria em questão.
Em seu sexto ano de funcionamento no Instituto de Saúde de Nova
Friburgo, unidade de ensino da UFF no município, o Projeto Pré-
universitário Social Nova Friburgo é bem-sucedido em suas diretrizes e
metas. Envolvendo alunos universitários e alunos secundaristas, o
programa contempla também ações multifacetadas, com viagens, eventos
culturais, intensivos e cine clubes.
Importante ressaltar o relevante resultado em número de aprovações dos
alunos do projeto em universidades e institutos federais públicos, além de
instituições privadas reconhecidas nesse cenário, mostrando o impacto
social para a Região Serrana. Ao longo desses seis anos, foram 246
aprovações registradas, sendo 146 no ensino público gratuito e 80 em
entidades particulares de ensino. Na tabela abaixo, podem ser observados
os dados do desempenho dos alunos do projeto no ENEM em 2021.
Tabela 1. Aprovações – Projeto Pré-Vestibular Social Nova Friburgo –
Emily Stadlinger Villa Nova | Pedagogia | UNIRIO |
Evellyn Juvêncio Conceição | Química | USP |
Gabriel Barbosa S. Cardoso | Gestão Pública | UFRJ |
Gabriel Correa dos Santos | Matemática | USP |
Hugo Marini Ribeiro | Arquitetura | UFMG |
Isabella Domingues Klein | Fonoaudiologia | UFF |
Isabely Concellos Zaniboni | Psicologia | UFF |
Isadora Chevrand | História | IFF |
Juan Marcos Ouverney | Medicina | UBA – ARGENTINA |
Júlia Tardin | Engenharia de Produção | UFF |
Kaynan Vieira Cardoso | Sistemas de Informação | CEFET |
Laryssa Magalhães | Ciências Contábeis | CEDERJ-UFF |
Luiza Ferreira Serrado | 1º lugar – Fonoaudiologia | UFF |
Manuela Ouverney Gripp | Engenharia Civil | UFRJ |
Maria Fernanda F. Sorrentino | Pedagogia | CEDERJ-UFF |
Nicolas de Freitas Quimas | Geologia | UFRJ |
Pedro Luiz Carvalho Sabino | Física | CEFET |
Pedro Sales da Conceição | Relações Internacionais | UFF |
Rafael Costa Silva | Engenharia Mecânica | UERJ |
Stephanie da Costa Andrade | Nutrição | UNIRIO |
Sthefany Clem de O. Guedes | Arquitetura e Urbanismo | UFRRJ |
Tayná de Souza | Letras | UFF |
Vinicius Ouverney | Sistemas de Informação | CEFET |
Luiza Rotina de Farias | Biomedicina | UNIFESO |
Sofia da Cruz Costa | Psicologia | PUC-RJ |
Talita Ladeira da Silva | Direito | UNESA |