Técnicas responsáveis desenvolvem extenso trabalho sobre questões pedagógicas

Oferecer apoio pedagógico, ajudar alunos com dificuldades específicas e disponibilizar orientações sobre a obtenção de bolsas. Essas são algumas das atividades desempenhadas por duas técnicas em assuntos educacionais (TAE) que trabalham no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF).

Aline Chermont e Jacqueline Monteiro são as responsáveis pelo Setor de Apoio Educacional, mais conhecido pela sigla SAE. Elas atendem, diariamente, estudantes do instituto com as mais diversas dificuldades, em especial os oriundos de outras cidades.

Aline Chermont, TAE

“O começo da faculdade é um período muito complicado. É tudo muito novo. Alguns até mudam de cidade, passam a morar sozinhos, longe dos pais. Eles precisam do nosso apoio”, ressalta Aline Chermont.

No início de períodos letivos, as TAEs organizam eventos que promovem a acolhida de alunos ingressantes dos três cursos de graduação do ISNF, que é a unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.

Jacqueline Monteiro, TAE

“Realizamos palestras, explicamos o funcionamento da instituição, indicamos os caminhos para obterem ajuda. Além disso, passamos o ano inteirinho atendendo alunos com as mais diversas dificuldades e orientamos aqueles que desejam obter bolsas e auxílios oferecidos pela UFF”, lembra Jacqueline Monteiro.

“Fez falta”

Rafaela Santos, aluna de Fono

“A gente fica muito perdida no início. É uma mudança muito grande sair do ensino médio e entrar numa universidade. Por isso, essa ajuda do SAE faz a maior diferença”, afirma Rafaela Santos (22), do 9º período de Fonoaudiologia. No entanto, a aluna revela que não participou da reunião de acolhida porque estava em processo de mudança de Muriaé (MG) para Nova Friburgo. “Fez falta”, lamenta.

Mas o trabalho desenvolvido pelas técnicas em assuntos educacionais não é restrito aos ingressantes. Outro aluno entrevistado no campus, do 8º período de Odontologia, reconhece a importância do apoio oferecido pelo setor durante todo o processo de aprendizagem.

“São muitos alunos para poucos professores, o que nos deixa um pouco perdidos e, de certa forma, afeta a nossa aprendizagem”

João zebende, aluno do 8º período de odontologia do isnf
João Zebende, aluno de Odonto

“Sinceramente, acho muito importante esse apoio pedagógico, porque são muitos alunos para poucos professores, o que nos deixa um pouco perdidos e, de certa forma, afeta a nossa aprendizagem”, afirma João Zebende (23).

Atualmente, o ISNF possui 624 alunos efetivos, sendo 342 em Odontologia, 151 em Fonoaudiologia e 131 em Biomedicina. Além de apoio pedagógico, o SAE divulga informações relacionadas aos três cursos de graduação do ISNF. Há ainda ampla divulgação de projetos de extensão desenvolvidos na unidade.

As atividades do SAE

De acordo com as técnicas em assuntos educacionais responsáveis pelo SAE, as principais atividades desempenhadas são:

– Acolhimento de ingressantes e apresentação da instituição;

– Apoio a alunos público-alvo da educação especial (Deficiências, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades e/ou Superdotação) e com dificuldades específicas;

– Apoio para adequações pedagógicas;

– Orientações sobre bolsas e auxílios;

– Apoio a alunos ingressantes oriundos de outras cidades;

– Ajuda aos discentes quanto à dificuldade de relacionamento com professores;

– Ajuda a alunos em situação de vulnerabilidade econômico-social;

– Apoio a alunos com dificuldades emocionais;

– Realização de intercâmbio com as Coordenações de curso;

– Contato constante com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense – Comissão UFF Acessível;

– Realização de parcerias com projetos da UFF e do ISNF;

– Promoção de ações de inclusão e acessibilidade;

– Promoção de atividades que ajudem a reduzir a evasão;

– Divulgação semanal de informes importantes para os discentes.

O Setor de Apoio Educacional funciona na primeira sala, à direita, do Palacete do II Barão de Duas Barras. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail saeisnf@gmail.com, pelo site www.isnf.uff.br ou pelo perfil do ISNF no Instagram (@isnf_uff).

Translate »
Ir para o conteúdo