Intervenção artística em árvores do campus tem o objetivo de promover reflexões ambientais

Nesta quarta-feira (22/6), o Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) recebe a exposição fotográfica Corpo Natureza, Nós Floresta. A mostra traz imagens do Projeto Corpo Presente, do arte-educador Márcio Cunha, e textos do livro Banzeiro Òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, de Eliane Brum.

De acordo com a professora Rebeca Azevedo, curadora da exposição e integrante do Projeto Corpo Presente, a intervenção artística apresenta também perguntas provocativas que servem de base para ações ambientais previstas para o ISNF ao longo do ano.
“A intenção é explorar a semelhança que existe entre o nosso corpo e a natureza que nos circunda, o que nos aproxima do que, de fato, nós somos: parte da natureza”, esclarece Rebeca, revelando ainda que o trabalho de fotografias foi desenvolvido por pessoas que não são artistas de ofício. “Mas são artistas de alma, como todos nós”, ressalta.
Rebeca diz que um dos principais objetivos é promover sensibilização ambiental, para provocar reflexões sobre a situação climática atual.

“Estamos vivendo uma década considerada ‘chave’ para conter o aquecimento global e as mudanças do clima. Há previsão de tragédias cada vez mais extremas, como a que vivemos em Nova Friburgo, em 2011; e as que acompanhamos na Bahia, em Pernambuco e em Petrópolis, em 2022”, alerta a professora.
A exposição fotográfica Corpo Natureza, Nós Floresta será montada logo na entrada do campus, em árvores de jabuticabeira. Os elementos ficam em exposição ao público até o dia 30 de junho.