Equipamento já está disponível para uso em casos de emergências dentro do campus

Sensores inteligentes personalizam o choque

A Direção do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) adquiriu um Desfibrilador Externo Automático (DEA). O equipamento já está disponível para ser utilizado em casos de emergências que ocorram dentro da unidade.

O DEA é um dispositivo que verifica os batimentos cardíacos de uma pessoa e, se houver parada cardíaca, aplica um choque elétrico de maneira automática.

O equipamento é feito para guiar o usuário sem treinamento ao longo do processo. O próprio sistema determina se é necessário aplicar o choque. Em caso positivo, uma gravação de voz explica o passo a passo a quem estiver operando o aparelho.

Mochila para transportar o DEA

Além disso, sensores inteligentes avaliam e aplicam o choque certo no momento exato, de maneira automática e apropriada à situação para homens, mulheres e crianças.

“Embora seja automático e de fácil manuseio, nós vamos realizar treinamentos com alguns servidores, para aumentar ainda mais a chance de sucesso em caso de emergência”, revela o professor Vinícius Pascoal, diretor do ISNF.

“É uma aquisição extremamente importante em casos de parada cardíaca. Diariamente, passam pelo campus centenas de pessoas, dentre estudantes, servidores, colaboradores, pacientes das nossas clínicas de Odontologia e Fonoaudiologia e visitantes. Em caso de necessidade, é um equipamento que pode salvar vidas”, ressalta Vinícius.

Translate »
Skip to content