Fórum ocorre em Nova York, de 24 a 26 de abril, e reúne representantes de instituições civis e governamentais
Por Paulo Maia
O fundador da Rede Educativa Brasil, Marcos Marins, vai participar do ECOSOC Youth Forum 2023. O evento ocorre entre os dias 24 e 26 de abril, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Marins também integra a equipe do pré-vestibular social do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.
De acordo com informações oficiais divulgadas pela Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, neste ano, o Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU tem como tema “Acelerando a recuperação da Covid-19 e a plena implementação da Agenda 2030 com e para a juventude”. Todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas foram convidados para o evento.
A delegação do governo brasileiro defenderá também “a inclusão das juventudes nas agendas internacionais de proteção do meio ambiente, de promoção de direitos humanos, da paz e da vida das juventudes, com destaque para a retomada do Plano Juventude Negra Viva”.
“Estou muito honrado e motivado por poder representar o Brasil no ECOSOC Youth Forum 2023. Acredito que a juventude tem um papel fundamental na construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável, e espero poder contribuir com ideias e propostas concretas para os desafios que enfrentamos”, afirmou Marins.
O Fórum
O ECOSOC Youth Forum de Nova York, nome em inglês, é uma iniciativa anual do presidente do Conselho Econômico e Social da ONU, que evoluiu para uma plataforma de participação social, onde os jovens de todo o mundo podem contribuir para discussões políticas nas Nações Unidas por meio de suas ideias, soluções e inovações coletivas.
Rede Educativa Brasil
A Rede Educativa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua, desde 2015, na promoção da educação de qualidade e na formação de lideranças jovens para o desenvolvimento sustentável. Com bases em Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro, a organização tem projetos e parcerias em diversas regiões do país e já impactou mais de 20 mil jovens em suas iniciativas.
Marcos Marins atuará na delegação como agente de integração da Prefeitura do Rio de Janeiro e representante universitário, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).