Videocast traz dicas que vão do uso correto de instrumentos à utilização de hipoclorito de sódio
O Projeto Saúde c(on) Ciência desta semana traz um videocast sobre a disciplina de Endodontia. Gravado por Wantuil Rodrigues Araújo Filho, professor do ISNF, e Kevy Ferreira, estudante de Odontologia e monitor da disciplina, o material explora assuntos que vão desde a simples organização da bancada ao uso de hipoclorito de sódio para a assepsia dos instrumentos usados no tratamento.
O episódio é dedicado aos alunos do Curso de Graduação em Odontologia do ISNF que vão iniciar a prática de instrumentação dos canais radiculares. Para assistir, basta clicar AQUI. De acordo com Wantuil, a Endodontia é uma disciplina pré-clínica dividida em dois módulos.
“O primeiro módulo é o Acesso Endodôntico. No segundo, o aluno aprende a iniciar e a terminar a instrumentação dos canais, ou seja, o preparo químico-mecânico, a obturação e o selamento coronário temporário”, explica o professor.
A primeira prática
Durante o episódio, os apresentadores do videocast oferecem instruções aos estudantes que se preparam para a primeira aula de laboratório. Eles enumeram os principais aspectos a serem observados antes do início da prática endodôntica:
· Organização da bancada;
· Bandeja clínica, com instrumentos;
· Pote de boca larga;
· Cuidado especial com a radiografia;
· Atenção especial com as Limas endodônticas 10 e 15;
· Hipoclorito de sódio;
· Seringa com agulha de irrigação;
· Ponta aspiradora;
· Lupa;
· Medida do CDR;
· Torno.
“É muito importante observar que o profissional nunca deve colocar a Lima sobre a bancada. É preciso fazer a assepsia do instrumento com a gaze umedecida em hipoclorito de sódio, imediatamente após a retirada de dentro do canal radicular, de onde ela sai contaminada”, ressalta Wantuil.
Kevy lembra também que “é importante não colocar a mão no instrumento, previamente esterilizado, para manter a assepsia do local de trabalho. Esses procedimentos constituem um treinamento laboratorial que o aluno levará para o atendimento aos pacientes nas clínicas posteriores”.
O projeto
O Projeto Saúde c(ON) Ciência é desenvolvido e produzido (com softwares livres) no âmbito do Programa de Pós-graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. A coordenação é de Fernanda Calazans, professora do instituto, com o apoio de William Kitzinger, servidor técnico em Informática. O projeto é fomentado pela FAPERJ.