A UFF possui um sistema de autoavaliação que permite que todos e todas participem ativa e democraticamente de um importante processo para o planejamento estratégico da UFF em todos os níveis de decisão.

A autoavaliação permite promover reflexões e delinear as potencialidades e os pontos de melhoria institucionais e dos agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão.

Para professores e estudantes, o sistema está aberto desde 27/02 para a avaliação de disciplinas, infraestrutura e autoavaliação para o 2º semestre letivo de 2023 e PRORROGADO até 24/06/2024.

Apresentamos, a seguir, as instruções para acesso e participação no processo de avaliação institucional:

1.       Acesse o Sistema Acadêmico – IdUFF (https://app.uff.br/iduff/) até as datas descritas acima;

2.       Ao entrarem no idUFF, aparecerá uma mensagem convidando-os a realizarem a avaliação;

3.       O campo aberto do instrumento deve ser utilizado para manifestações sobre temas ou especificidades que entenderem que não foram abordados através dos itens estruturados. Lembramos que não é um espaço para comentários de ordem ofensiva ou desrespeitosa a qualquer agente e/ou para o registro de denúncias;

4.       Em caso de dúvidas, não hesite em enviar para cpa.ret@id.uff.br.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFF adaptou os instrumentos de avaliação para contemplar o retorno ao ensino presencial, considerando as inovações e/ou apropriações de métodos diversos de ensino e aprendizagem.

Sugestões de ajustes nos instrumentos de avaliação são muito bem-vindas.

Os resultados das avaliações são públicos e podem ser acessados pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI), através do endereço https://app.uff.br/sai. Os dados são atualizados em TEMPO REAL e a plataforma permite o acesso aos dados em formato de tabelas e gráficos, bastando que sejam definidos os filtros desejados. Foram introduzidas duas funcionalidades que esperamos serem úteis, o relatório por Localidade e por Área do conhecimento. Acreditamos que esses novos filtros poderão oferecer parâmetros de análise mais próximos às realidades de cada um.  A avaliação do primeiro semestre de 2023 mostrou um aumento de mais de 400% no número de avaliações em disciplinas pelos estudantes, e 147% por parte dos professores quando comparados ao segundo semestre de 2022.

Att,

Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFF)