Propriedade reúne espécies botânicas raras e endêmicas em pomar inspirado em Glaziou, arquiteto que participou da construção do palacete sede do ISNF
Na tarde desta quinta-feira (15/8), Aislan Fagundes e Mariana Toledo, pesquisadoras do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), Centro de Excelência em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizaram uma visita técnica às dependências da Fazenda São Clemente, localizada no município de Cantagalo – Rio de Janeiro. A iniciativa teve o objetivo de coletar amostras de plantas que são analisadas em laboratórios do ISNF.
A Fazenda São Clemente, segundo matéria publicada no site Serra News RJ, é conhecida por abrigar espécies botânicas raras e endêmicas da Mata Atlântica, além de exemplares de biomas de outros países. O local – que foi destaque na cafeicultura do século XIX – é atualmente de propriedade de Marcello Cardoso Monnerat.
Jardim histórico
Ainda de acordo com a publicação, a Fazenda São Clemente foi “formada pela Sesmaria São Clemente, medida e demarcada, segundo consta das cartas de sentença e terras anexadas, pelo Comendador Francisco Clemente Pinto, em 22 de janeiro de 1858 e 27 de fevereiro de 1861”. A propriedade destaca-se pelo cenário da cafeicultura do século XIX e pelo jardim histórico, com um pomar-parque, que possui área de 48 mil metros quadrados e até hoje abriga árvores centenárias e de madeira de lei em um bosque.
Parceria
“Descobrimos que essa fazenda histórica abrigava espécies que pesquisamos aqui nos laboratórios do instituto. São plantas da família Myrtaceae, difíceis de achar naturalmente. Fizemos contato com o Sr. Marcello Monnerat, que se prontificou a nos ajudar, com doações de alguns exemplares”, conta Aislan, ressaltando a importância da parceria.
“São plantas muito importantes para o desenvolvimento das nossas pesquisas. E sem essa colaboração do proprietário da Fazenda São Clemente, não conseguiríamos dar prosseguimento aos nossos estudos científicos”, ressalta Mariana.
A matéria do site Serra News ressalta também que “a fazenda possui um belo e imponente jardim, concebido no conceito de pomar-parque, que apresenta características do estilo desenvolvido pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou (que executou muitos projetos para o imperador D. Pedro II)”.
Glaziou, que também era arquiteto, participou da construção do Palacete do II Barão das Duas Barras, atual sede do ISNF, que foi uma tentativa de cópia, em escala menor, do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, segundo informações publicadas no site Espaço de Memória ISNF.
Outras informações podem ser obtidas pelo perfil no Instagram @fazendasaoclemente1812.