Nesta sexta-feira (01/10), ocorre um evento com potencial de gerar mudanças significativas no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF). Na ocasião, verba parlamentar será destinada a projetos escolhidos por meio de votação realizada entre as pessoas participantes dos encontros.

A reunião é aberta para a população friburguense e inúmeras instituições de ensino. Por isso, toda a comunidade acadêmica do ISNF está mobilizada, para que a unidade saia vencedora na votação.

Link de participação

O encontro ocorre pelo Zoom, às 10h. A verba é de R$ 1 milhão. Para participar, basta acessar o link AQUI, utilizando a senha 378262.

Se a unidade sair vencedora, os valores serão aplicados em quatro frentes: aquisição de leitora e lavadora de Placas de Elisa para o curso de Biomedicina; aparelhos de audiologia para Fonoaudiologia; aparelhos de raios-x, autoclave e compressor para Odontologia, e reparos emergenciais no Palacete do II Barão de Duas Barras.

De acordo com as Coordenações de Curso, a aquisição dos equipamentos deve aumentar a capacidade de atendimento à população. Antes da pandemia de COVID-19, o ISNF realizava – gratuitamente – cerca de 1500 atendimentos por mês nas quatro clínicas de Odontologia, de simples restaurações a diagnósticos de câncer de boca. Além disso, na clínica de Fonoaudiologia, eram tratados cerca de 150 pacientes por semana, com realização de consultas e exames, mas em torno de 700 pessoas eram atendidas na unidade por mês.

Já o curso de Biomedicina possui um laboratório de análises clínicas em processo de estruturação. Há previsão de oferta de exames comuns, como glicose e colesterol, em pacientes que já são atendidos pelas clínicas de Odontologia.