“Estou emocionado”, diz menino ao ser aplaudido em cerimônia com reitor da universidade

“Oi! Meu nome é Miguel. Eu sou estudante da Escola Crescer, tenho 10 anos e precisava de algumas informações sobre a UFF”. Foi assim que, no dia 23 de novembro de 2021, ele fez contato com a Assessoria de Imprensa pelo WhatsApp. Havia sido sorteado para fazer um trabalho, sobre patrimônios de Nova Friburgo.

A partir desse momento, foram várias mensagens trocadas pela rede social com ele e com a mãe, Keila Martins, até o dia 4 de abril de 2022, data em que o reitor da UFF, professor Antônio Claudio da Nóbrega, fez questão de homenagear o pequeno Miguel Passos, agora com 11 anos, durante a cerimônia de inauguração da nova Clínica de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade da UFF no município.

“Eu preciso de informações sobre a UFF, não daaaados sobre a UFF, mas informações sobre o patrimônio. Acho que você me entendeu, né?”. Percebia-se que era uma criança diferenciada. A cada áudio compartilhado, demonstrava uma linguagem pouco comum para meninos da idade dele e uma correção gramatical que dava de 10 a zero em muito adulto letrado por aí.

“Agora eu vou lá, porque, se eu ficar conversando com você aqui no WhatsApp, não vou conseguir fazer o meu trabalho. E eu quero tirar 100”, ressaltou, despedindo-se para, enfim, reunir as informações pesquisadas no site do instituto.

Apresentação do trabalho

Depois de longa busca por ‘informações sobre a UFF’, Miguel preparava-se para o grande dia de apresentação do trabalho. Mas ele não conseguiu. Uma grande surpresa o impediu de ir para a escola naquele dia: a pequena Laura resolveu nascer. De tão ansioso com a chegada da irmãzinha, ele ‘não teve cabeça’ para ir à aula e ficou em casa, esperando notícias da mãe e da bebezinha.

A homenagem

O estudante nem imaginava que, enquanto preparava o trabalhinho para apresentar em uma nova data, Keila e a UFF organizavam uma surpresa para ele.

Assim que soube da história, o professor Antônio Claudio solicitou que fosse agendado um encontro com o garotinho.

“Quero conhecer esse menino e parabenizá-lo pela atitude de estudante exemplar. Nós da UFF estamos muito comovidos com o trabalho que ele fez sobre a instituição”, comentou o reitor da universidade.

No dia combinado, no meio de cerca de 150 adultos que acompanhavam uma cerimônia na universidade, Miguel, sempre bem articulado com as palavras, discursou com desenvoltura, agradeceu os brindes que recebeu das mãos do reitor e disse que vai estudar muito para se tornar aluno da instituição. “Tirei 100 no trabalho”, comemorou o menino.

No fim da cerimônia, já longe da multidão e com lágrimas nos olhos, o pequeno confidenciou: “Estou emocionado com tudo o que vocês fizeram por mim. Não esperava passar por isso!”.

Visita guiada

Depois da homenagem, o professor Vinícius Pascoal, diretor do ISNF, fez uma visita guiada com o menino pelo campus, apresentando laboratórios, clínicas e instalações da universidade.

“Mãe, eu vi a célula de um camundongo no microscópio”, contou Miguel, aos pulos, para Keila, que ainda enxugava as lágrimas, emocionada com a cerimônia.

Ações em escolas

“Essa história do Miguel aquece o nosso coração e nos faz perceber a responsabilidade que temos, enquanto sociedade, para com a formação das nossas crianças. É muito importante que a educação básica tenha a atenção que merece, para formarmos os pesquisadores do futuro”, salientou o diretor do ISNF.

A instituição desenvolve trabalhos com alunos de escolas de Nova Friburgo, como o projeto ‘Science Truck: Laboratório Itinerante para melhoria do ensino de Ciências em escolas de Nova Friburgo’, desenvolvido nas escolas municipais Juscelino Kubitschek de Oliveira, Tiradentes e Vevey La Jolie, e coordenado pelo professor Vinícius Pascoal.

Há ainda o projeto ‘Implantação do Laboratório de Ciências da Natureza e Saúde”, realizado em dois colégios públicos, para melhoria do ensino e da saúde da população assistida, coordenado pela professora Fernanda Calazans, e o projeto “ConsCiência na Ciência: Universidade e Escola caminhando juntas”, desenvolvido no Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jacob e no CEFFA, e coordenado pela professora Caroline Fernandes.

Os três projetos são integrados por vários professores do ISNF, que formam equipes, e são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Nova Friburgo e com recursos da Faperj.