Comissão de Biossegurança promove debate sobre boas práticas de higiene e apresenta normas da Anvisa para equipe responsável pela desinfecção do campus

Profissionais tiveram acesso a normas, conceitos, métodos e rotinas de desinfecção e descarte de resíduos da unidade

Comissão de Biossegurança Local do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino e pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), promoveu um encontro com a equipe do Setor de Limpeza do campus na manhã dessa sexta-feira (20/10). O evento foi realizado no auditório do ISNF e teve o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as boas práticas de higiene e biossegurança do instituto.

De acordo com o professor Renato Varges, presidente da comissão, o encontro foi realizado durante a Semana Acadêmica com a finalidade de disponibilizar – a todas as profissionais do setor – o conhecimento de normas, conceitos, métodos e rotinas de desinfecção e descarte de resíduos da unidade. A reunião contou com a presença de Magno Duarte, supervisor da empresa responsável pela limpeza do campus.

“Durante três horas, as profissionais tiveram acesso a conteúdos baseados em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Abrimos espaço para debate, dúvidas e apresentação de demandas, com o objetivo de otimizar o serviço de limpeza no Campus”, contou o professor Renato.

Ele revela que a Comissão de Biossegurança pretende realizar encontros semelhantes, a cada semestre, com professores dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia, Odontologia e Biomedicina, para que a abordagem seja integralizada.

Temas abordados

Utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva;

Diferentes tipos de limpeza;

Regras de desinfecção em diferentes ambientes;

Áreas críticas;

Rotina de higienização.