Entrevista está publicada em canal do Projeto Saúde c(ON) Ciência, no YouTube

Professora Aislan Fagundes entrevista o psicólogo Cleyton Brust no Laboratório de Produção Audiovisual do ISNF

A equipe do Projeto Saúde c(ON) Ciência produziu um videocast sobre Saúde Mental: Mindfulness. O material traz Aislan Fagundes, professora do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), entrevistando o psicólogo Clayton Brust, especialista no assunto.

O bate-papo teve como foco depressão e ansiedade, mas outros assuntos também foram abordados, como transtorno afetivo bipolar; esquizofrenia; demência; psicoses; deficiências intelectuais e transtornos de desenvolvimento.

A entrevista foi realizada no Laboratório de Produção Audiovisual do ISNF, unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município. Vale a pena conferir. Para assistir, basta clicar AQUI.

Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)

A MBCT é uma abordagem terapêutica que incorpora técnicas de atenção plena para auxiliar os pacientes a reconhecer e aceitar seus pensamentos e emoções, em vez de reagir a eles. Foi desenvolvida para prevenir recaídas na depressão e tem se mostrado eficaz no tratamento de outros transtornos, como ansiedade e dor crônica.

Causas da depressão

A depressão inclui sintomas como tristeza, falta de prazer nas atividades, pensamentos negativos e problemas de sono e apetite. É diferenciada da tristeza pela duração (geralmente mais de dois meses), prejuízo na vida diária e gravidade dos sintomas. Fatores genéticos, ambientais e sociais podem contribuir para a depressão.

Fatores de risco para ansiedade

A ansiedade é caracterizada por sentimentos de preocupação, nervosismo e inquietação. É uma resposta normal ao estresse, mas pode se tornar problemática quando interfere na vida diária. Fatores como desigualdade social, situações traumáticas, estresse e uso de substâncias podem aumentar o risco de ansiedade.

O projeto

O Projeto Saúde c(ON) Ciência é desenvolvido e produzido (com softwares livres) no âmbito do Programa de Pós-graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo; coordenado por Fernanda Calazans, professora do instituto, com o apoio de William Kitzinger, analista de mídia. O projeto é fomentado pela FAPERJ.

Translate »
Skip to content