Encontro teve o objetivo de debater parceria em projetos de bioeconomia e inovação

Walter Oliveira (E), Luis Eduardo Campos, Julio Cordeiro e Claudio Fernandes

Na tarde da última quinta-feira (28), a Direção do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) recebeu a visita de Julio Cordeiro, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), e de Walter Oliveira, diretor executivo da DNI Fermentadora de Startups.

O encontro teve o objetivo de debater a parceria entre as instituições, para o desenvolvimento de projetos de inovação, no eixo da bioeconomia, em Nova Friburgo, tendo em vista que o ISNF prevê a criação de um HUB de Inovação no campus.

De acordo com Vinicius Pascoal, diretor do instituto, “a visita é a prova de que a colaboração entre a academia – que é um centro de excelência científica e produção de conhecimento – e as empresas pode gerar resultados extremamente positivos para toda a região”.

“É uma honra ser recebido por esta grande instituição de educação superior de Nova Friburgo. Temos a certeza de que esta parceria com o HUB de Inovação vai proporcionar um grande desenvolvimento para a nossa cidade”, comentou Walter Oliveira.

Durante a reunião, o professor Luis Eduardo Campos expôs uma linha de pesquisa sobre bioengenharia, dentre várias desenvolvidas no ISNF. De acordo com Campos, que coordena a pesquisa, os estudos abordam a inovação tecnológica em saúde, também no eixo da bioeconomia.

O HUB de Inovação

Claudio Fernandes, professor do ISNF e responsável pelo escritório da Agência de Inovação da unidade (Agir), esclarece que “a implantação do HUB de Inovação vai trazer muitas oportunidades para o desenvolvimento sustentável do campus, além de promover interação entre a universidade e as empresas da região”.

O HUB de Inovação é um espaço destinado à geração de soluções para a sociedade, reunindo grupos de pesquisa tecnológica e social, aceleradores, startups, governo, empresas e potenciais investidores. A ideia é aproximar diversos atores do mercado e de instituições de produção de conhecimento, para a implementação de projetos em diversas áreas, num sistema integrado de inovação que beneficia toda a região.

Fermentadora de Startups

Segundo o site da instituição, a Fermentadora de Startups DNI foi fundada pela Acianf, pelas empresas People and Business Solutions, pela Novageia e por profissionais da área de gestão empresarial e gestão da inovação, a partir da percepção da necessidade de conexões bem estabelecidas para o desenvolvimento das regiões.

“A instituição busca gerar desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, com responsabilidade social e ambiental, tendo em vista a articulação já existente entre os agentes locais para este propósito”, informa o site.